NUTRIÇÃO

Pré treino e cafeína como fazer sua utilização!

Publicação de 12/09/2017 | Última alteração em 21/09/2017 22:04:32

   Por:

Pré treino e cafeína como fazer sua utilização!


O consumo de café no brasil tem aumentado cada vez mais, mais a nível nutricional não é encontrado nem um nível significativo de nutrientes, somente a cafeína que é um estimulante psicotrópico, a cafeína age no sistema nervoso central, causando o aumento da lipólise, facilitando a transmissão do sistema nervoso central, um aumento da força da contração muscular e alguns estudos dizem diminuir o consumo de glicogênio muscular.
A base de muitos e pré treinos é alta dosagem de cafeína, segue-se a mesma linha de pensamento.
Então você acaba ficando mais atento em estado de alerta, aumenta sua resistência muscular por ter efeito no sistema nervoso central, a cafeína estimula a liberação de ACHT e beta-endorfina causando a sensação de bem estar um resposta ao estresse, modificando a percepção a dor e fadiga causada pelo esforço.
Seus efeitos tem maior efetividade de 30 a 45 min depois do consumo e sua meia vida e de aproximadamente 3 horas.
Agora sabendo dessa informações como podemos manipular a cafeína nosso favor, como dito antes a única substância encontrada no café e a cafeína e sua sensibilidade após o consumido diário e diminuída, precisando sempre de uma dose superior para conseguir o mesmo efeito, causando dependência, você que usa cafeína antes de treinar todo dia e além disso ingere café aos montes durante o dia no trabalho, está causando uma alta dependência a cafeína, e isso resulta em menos efetividade no treinamento.

 

E como podemos melhorar?


O consumo de cafeína tem que ser dosado, retirar a cafeína de uma vez não é a melhor opção por causar dependência vem junto com ela os efeitos colaterais, causando a necessidade do consumo de café, recomendo a retirada aos poucos para não causar uma quedas bruscas no sistema já acostumado.
Mais e enquanto não conseguimos temos algumas técnicas que podem ser usadas da seguinte maneira, 48 a 72 horas antes da competição fazer a retirada de qualquer consumo de cafeína, para que no dia da competição sua sensibilidade tenha aumentado gerando mais efeitos durante a competição.
Outra forma e pra quem já não faz o consumo, treine sem pré treino deixa para utilizar da seguinte maneira, uma semana antes da competição comece a colocar a cafeína moderadamente subindo seu nível e encontrando qual a melhor dosagem e faça essa utilização até o dia da competição. Com a sensibilidade ativa a pequenas doses e fazendo a adaptação do corpo com substancia no dia da competição e esperado uma melhora muito grande em seu desempenho.
Quanto a dosagem vai variar de pessoa pra pessoa somente fazendo os teste diários para conseguir sua melhor efetividade.
Espero que tenha gostado da dica duvidas e ideias, entre em contato com o e-mail araujo.nutricionista@gmail.com ou @araujo.nutricionista no instagram

Fale Conosco pelo WhatsApp