FITNESS

O que acontece com o nosso corpo quando paramos de treinar?

Publicação de 20/07/2017 | Última alteração em 15/01/2018 18:14:42

   Por: JUNIOR SILVA

O que acontece com o nosso corpo quando paramos de treinar?


Motivos como, lesões, falta de tempo, imprevistos ou até mesmo a preguiça, acabam afastando muitas pessoas de suas rotinas de treinos. Mas você sabia, mesmo que seja por um curto período de tempo, se afastar das atividades físicas podem trazer resultados negativos ao funcionamento do seu corpo?
 
Para você ter uma ideia, ao cessar os exercícios físicos por 7 dias, as fibras musculares diminuem e o organismo começa a ficar mais inchado, retendo assim mais líquido. 
 
Retomar ao ritmo normal de treino depois deste período de tempo, acaba ficando mais difícil. Porém as consequências ainda não são suficientes ao ponto de afetar a sua resistência física.
 
Veja abaixo outras consequências causadas devido a suspensão das atividades físicas:
 

Mais de uma semana

 
Após 8 a 10 dias sem atividade física o seu organismo fica mais lento e a sua resistência física começa a ficar prejudicada.
 

1 mês

 
Se inicia a perda de massa muscular, o acúmulo de gordura, a diminuição da resistência cardíaca e a perda de força. Além disso, você pode começar a ter insônia e um aumento do estresse. 
 

Alguns meses

 
Após alguns meses os estragos já estarão bem visíveis. Além do mais, o seu corpo ficará sem disposição; cansado com mais frequência; seu metabolismo já estará mais lento e você encontrará mais dificuldade em queimar calorias.
 

1 ano

 
Depois de 1 ano sem praticar atividade física regularmente o seu organismo estará bem prejudicado. A desaceleração do metabolismo é uma dessas consequências.  E caso você não tenha mantido uma dieta balanceada o acúmulo de gordura será maior, podendo ocasionar o surgimento de doenças como a diabetes, as doenças cardíacas, o colesterol alto e outras doenças associadas à obesidade e ao sedentarismo.
 
E não é somente o físico que estará prejudicado, a sua saúde mental também pode ser atingida. Pelo fato de ter ocorrido uma mudança na aparência, a sua autoestima pode diminuir, contribuindo para o surgimento de doenças psicológicas, como a depressão.
 
É importante fazer um alerta! Estudos indicam que quanto mais desenvolvido for o seu corpo, piores serão as consequências ao suspender a prática regular de exercícios.
 
Sendo assim, o melhor a se fazer é não abandonar as atividades físicas. Além de proporcionarem uma melhora na estética, fazem muito bem para a saúde física e mental.
 
 
Fique atento ao nosso canal para não perder nenhuma dica de como manter sua saúde em dia
 
Ifusao.com