NUTRIÇÃO

Vitamina D

Publicação de 13/04/2017 | Última alteração em 30/08/2017 04:34:50

   Por: TADEU ARAÚJO RABELO

Vitamina D


Vitamina D:

Hoje falaremos sobre a vitamina D vamos ver como funciona a ativação dessa vitamina no corpo humano, sua importância no nosso dia-a-dia e onde podemos encontra.

Forma de ativação:

  
Quando ingerimos alimentos que contenha essa vitamina não necessariamente será absorvida pelo nosso corpo, de 80 a 90 % dessas vitaminas ingeridas estão em sua forma inativa, e como faço para ativar então? Sua ativação e feita pelos raios ultravioleta emitidos pelo sol é só entra em contato com a pele que começa sua ativação, outros fatores interferem nessa ativação mais e necessário um estudo mais afundo sobre o assunto, mais e algo natural do corpo, órgãos e hormônios já produzidos.
 
Quanto tempo de sol devemos tomar e quais os cuidados, se possível 15 min de sol de 3 vezes por semana com 70% do corpo descoberto, a ativação ocorre no contato com a pele de forma que quanto mais fácil o contato maior o aproveitamento, procure a exposição ao sol em períodos da manhã e fim de tarde.
 

Funções básicas:

Uma vitamina lipossolúvel que tem grande participação no controle de contração cardíaco, faz regulação da preção arterial, o coração tem um grande preferência por ácidos graxos como fonte de energia então o consumo de gorduras ajuda tanto na manutenção do corpo quando em levar essas vitaminas para seus devidos lugares.
 
A falta do consumo de vitamina D e responsável por gerar uma perda de 30% do cálcio ingerido, podendo prejudicar a calcificação dos osso, a falta de cálcio no sistema, faz o corpo entra em alerta de forma que retire do ossos nossa maior reserva de cálcio, para deixar seu sistema em equilíbrio.
 
Então para nos atletas é muito importante o consumo dessa vitamina e a ativação dela no nosso corpo, um fratura por uma queda, por uma coisa simples, ira te prejudicar por um bom tempo em seus treinos.
 

Onde podemos achar?

Salmão, atum, carnes de vaca, ovos, azeite cogumelos, óleo de fígado de bacalhau entre outros alimentos, normalmente em alimentos mais gordurosos por ser uma vitamina lipossolúvel.
 
Siga nosso canal para ter mais dicas. Atualizado semanalmente.
 
Por: Tadeu Araújo